quinta-feira, 17 de abril de 2014

A História da Páscoa na ótica infantil

   
Imagem: Pinterest
"Jesus disse: lembre-se de mim” (1 Coríntios 11:24)


Nesta época é muito importante não esquecermos de celebrar a Páscoa com as crianças em família, pois o comercio confunde a cabeça de nossos filhos fazendo desta data tão linda e significativa uma celebração de ovos e coelhos. Cabe aos pais a responsabilidade de ensinar o verdadeiro sentido da Páscoa. Aqui em casa, quatro dias antes, começamos a contar para as crianças a história sobre os momentos antes da Páscoa, passando pelo momento da ceia, do Getsêmani, da crucificação e a maravilhosa surpresa de Deus: a Ressurreição!

Este ano de 2014 começaremos uma nova tradição em nossa família. Vamos celebrar com uma refeição especial, incluindo pratos favoritos da família, com decoração na mesa para lembremos de Jesus, com um carneirinho, e vamos lembrar de coisas que Jesus disse. Teremos uma oração especial e uma canção sobre Jesus.
Irei transcrever aqui um texto que gosto muito, que conta a história da Bíblia através da ótica infantil. Eu sempre leio esse texto para as crianças nesta época. Esse texto faz parte de minhas Memórias com Deus, pois leio para meus filhos, mas também leio para minha criança interior... Se inspire!

“Ler é ouvir o que as palavras dizem, por mais que pareçam mudas somente estampadas no papel. E é guardar o que elas dizem, na concha preciosa da memória. Nas gavetinhas mais escondidas do coração”. Marcos Bagno( escritor)

O Rei que servia
Baseado em Marcos 14 e João 13-14

"Era PÁSCOA, a época em que o povo de Deus lembrava como Deus tinha os salvado da escravidão do Egito. Todos os anos eles matavam um cordeiro e o comiam. “O cordeiro morre ao invés de nós!”-eles diziam.
Mas nesta páscoa, Deus estava preparando uma salvação ainda maior. Jesus e seus amigos estavam comendo a refeição da Páscoa juntos em um quarto no andar de cima de uma casa. Mas os amigos de Jesus estavam discutindo sobre pés mal cheirosos. Pés mal cheirosos? Sim, isso mesmo. Pés mal cheirosos. (o que diz respeito aos pés, era que aquelas pessoas não usavam sapatos, eles usavam apenas sandálias. Isso não era incomum, as ruas naqueles dias eram sujas - e eu não quero dizer apenas empoeiradas-eu quero dizer realmente sujas. Com todas aquelas vacas e cavalos em toda parte, você pode imaginar os estrumes que acabariam parando nos seus pés!)

Então de alguma maneira alguém teria que lavar toda aquela sujeira, mas este era um trabalho terrível. Quem o mundo sonharia em se voluntariar para fazer isso? Apenas o mais humilde servo. “Eu não sou servo!”- disse Pedro. “Nem eu sou!”- Disse Mateus. DE forma quieta. Jesus levantou-se da mesa, tirou seu roupão, pegou uma bacia de água, ajoelhou-se e começou a  lavar os pés de seus amigos. “você não pode!”- Pedro disse. Ele não entendia o fato de Jesus ser um Rei que servia. “Se você não me deixar lavar a sujeira, Pedro!”  Jesus disse – “ você não pode estar perto de mim!” Jesus sabia que as pessoas precisavam mais era estar limpas por dentro. Todas as sujeiras em seus pés eram nada comparado ao pecado de dentro de seus corações. “Então me lava, Senhor!" – Disse Pedro, com os olhos cheios de lágrimas. “Lava tudo em mim!” Um por um Jesus lavou os pés de todos eles. “Eu estou fazendo isso porque amo vocês! - Jesus explicou. “Façam isso um para com outro!”

Naquela noite um dos amigos de Jesus havia feito um plano mau. Ninguém mais sabia que plano era. Mas Jesus sabia - e assim Judas fez. Judas estava indo ajudar os líderes capturarem Jesus- por 30 moedas de prata. “Vá Judas!” – Jesus disse. E Judas levantou-se da mesa, saiu  da sala, e caminhou pela noite.
Então Jesus pegou m pedaço de pão e partiu, e o deu aos seus amigos. Ele pegou um copo de vinho e deu graças a Deus. Ele o despejou e o compartilhou. “Meu corpo é como esse pão. Que será partido!” – Jesus disse a eles. “ este copo de vinho é como o meu sangue . Que será derramado!” “Mas é desta forma que Deus salvará o mundo inteiro. Minha vida será partida e o mundo quebrado de Deus será concertado. Meus coração será partido- e os seus corações sararão. Assim como um cordeiro de páscoa morre, eu morrerei no lugar de vocês. “ Meu sangue irá lavar todos os pecado. E vocês serão limpos por dentro - em seus corações! ”

“Então sempre que vocês comerem e beberem , lembrarão!” – Disse Jesus. “Eu te salvei!”
Jesus sabia que estava na hora de deixar o mundo e voltar para Deus. “ Eu não estarei com vocês por muito tempo!” – Ele disse “ Vocês irão ficar triste. Mas a ajuda de Deus virá. Então vocês ficaram cheio de Alegria Eterna que nunca os deixará.”
“Então não fiquem com medo! Vocês são meus amigos e eu os amo!”
Então eles cantaram sua musica favorita, e caminharam para seu lugar favorito, o jardim das oliveiras."

Texto extraído do Livro Histórias Bíblicas sobre Jesus, Sally Lloyd-Jones. Editora CPAD. 2008

Segue o vídeo para ilustrar essa história tão linda contada por crianças:



2 comentários :

Diversos disse...

Muito bom ler esse texto, de fato eu fico muito triste com a banalização do que realmente é a Páscoa, e mesmo entre os cristãos que sabe o verdadeiro sentido dessa época. Precisamos ensinar a importância do que foi feito por nós e não alimentar nos coraçoes das cças a festa dos ovos de chocolates, pois infelismente é isso que tem acontecido. Obrigada por compartilhar! bjs Sidra

Alessandra Shoyama disse...

Amiga Francis,
Obrigada por compartilhar tanto amor e fé! Amei tudo!! Bjs

Postar um comentário