sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O valor das palavras


“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”. (Pv 18:21)

O que isso quer dizer? Aquilo que sai da nossa boca pode provocar vida ou pode provocar morte ao nosso redor. Como a Bíblia é verdadeira! Já perdi muito sono por causa de palavras. Palavras que outros me disseram e feriram meu coração, minha mente, e marcaram minha história. Palavras que guardei tempo demais. 


Aprendi que as palavras podem mudar nossa vida para sempre, para melhor ou para pior. Muitos dos relacionamentos são construídos ou destruídos pela força das palavras. É pelas palavras que casais se unem para sempre, ou casamentos acabam em divórcio. 
Quanto às minhas palavras, existiram aquelas que eu queria dizer mais não disse, e também aquelas que eu disse e depois me arrependi de ter dito.
Pelas palavras podemos deixar marcas no emocional de uma criança ou comunicamos valores. Depois que me tornei mãe isso ficou mais claro para mim, lembro-me de momentos tristes onde tive que pedir perdão para meu filho por ter dito palavras duras pra ele. Em outros momentos me lembro de dizer palavras que confortaram seu coração e comunicaram amor incondicional do tipo: “filho, quero que você se lembre sempre, mesmo que você faça uma coisa muito errada e feia, eu sempre vou amá-lo, para sempre, sabe porque? Porque você é meu filho e eu te amo!”. 
Também me lembro de palavras ditas para o meu marido em momentos de tensão e conflitos emocionais e essas palavras o deixaram frustrado e não acrescentaram nada em nossa relação. Depois tive que pedir perdão. Então aqui em casa já entendemos que quando estamos cansados, irritados, ou tensos, o melhor é resolvemos os conflitos em outro momento, depois do descanso físico, mental e de ter uma terceira pessoa conosco: nosso Reconciliador e Deus. Tudo se resolve depois de uma oração e um abraço caloroso.

“Há poucas responsabilidades maiores na vida do que pesar nossas palavras com sabedoria e bondade. Eu estou prestando atenção. E você?” (Dianna Booher)


Abraços fraternos, 

Francis Paduan

Segue canção: “As Palavras”, por Vanessa da Mata


5 comentários :

Nerivan disse...

Mais complexa e mais preocupante do que a crise econômica mundial é a crise de convivência em que se encontra o homem. Veneramos muito a Deus, porém nos falta senso de comunidade.

O mundo está carente de homens bons, generosos e capazes de liberar perdão como o nosso Mestre Jesus, que diante de tanta perversidade e palavras ofensivas, Ele disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” Não houve mágica, o custo para que seu coração não se perturbasse foi uma noite inteira de oração.

Francis ,
Obrigado por esse espaço de adoração a Deus.

Abs. de Nerivan, Silvana e Sofia

Andréa Targino disse...

De fato é isso mesmo... precisamos tomar muito cuidado com o que sai de nossas bocas... Obrigada, mais uma vez pela carga de sabedoria postada!
Beijos, Andréa

Anônimo disse...

Querida amiga,
Sua mensagem é muito importante, preciso aprender a usar a lingua para compartilhar a fé, falar de Deus e anunciar Cristo. Falar a verdade com espírito de amor e bondade.

Com carinho,
Graça

minifilhasara disse...

Que questão tão relevante é esta sobre sobre o uso da palavra,Francis!
Quando somos mais jovens somos muito inconsequentes nesta questão. Ai quando o tempo passa, senão aprendermos a usar esta arma tão poderosa, podemos viver dias muito amargos e nos tornar amargos, tal como esses mesmos dias...
Dizem que nada melhor do que o tempo para aprendermos, mas eu digo que nada melhor do que o desejo de aprendermos e colocarmos em prática o que aprendemos e de mudarmos, sem perder tempo. Caso contrário perderemos tanto do que a vida tem de melhor, a alegria de viver bem cada dia. A Bíblia diz que: "Aquele que quer viver dias felizes refreie a sua língua."
Tudo o que precisamos é de, vontade de fazer acontecer algo que possa trazer esta tal alegria. Então só precisamos dar o 1º passo.
Nunca nos esqueçamos: "Em Cristo somos mais que vencedores."
Bjs e paz, querida amiga!

salallo disse...

Francis,
Nossa como essa sua mensagem me ajudou hoje!
Ajudaria mais se tivesse lido antes é claro. Tive um desentendimento com meu marido e usamos a língua para expressar e não pensamos antes! Como dói dentro de mim saber que agora não posso corrigir, pq já tá feito.Falar é tão fácil e ferimos uns aos outros tão facilmente!
Obrigada por me ajudar a chegar cada vez mais perto de Deus, com sua vida e suas experiências.
Abraços,Samantha

Postar um comentário