terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Adoração (parte 1)

O que eu vou compartilhar é um pouco de minha vivencia e relacionamento pessoal com Deus, afinal esse assunto é amplo e inesgotável. Também parece até engraçado para mim, pois não entendo nada, nada mesmo de teorias musicais. Falo isso porque uns  anos atrás estava totalmente equivocada sobre o conceito de adoração. Achava que adoração estava somente ligado à música, e em outro momento achava que adoração estava ligada especificamente a estilo de vida. Por fim, aprendi que os dois pensamentos estavam certos, porém um não anula o outro. Na verdade adoração está relacionada à nossa intimidade com Deus. Podemos ter um estilo de vida de santidade, e nunca ter experimentado um momento onde a presença de Deus tenha se manifestado. E o contrário também. Posso entender de teorias musicais e saber cantar muito bem, mas o coração está longe da santidade de Deus e, com isso, a adoração se torna apenas música  para cantar e não é adoração.Não atrair a presença de Deus... 

Lembro-me de quando comecei a lecionar na educação infantil, em 1999. Sempre levei um cd para cantar com elas. Um dia estava cantado e um dos meus alunos olhou para mim e disse: “tia, por favor, pare de cantar”. Isso foi uma confirmação do que eu já sabia: eu era muito desafinada!

Na igreja sempre fui tímida na hora dos louvores. Eu admirava as pessoas que tocavam ou cantavam para Deus. No meu íntimo achava que aquele era o momento de adoração. Que essas pessoas adoravam. Eu pensava: “que pena eu não saber cantar e tocar, pois assim poderia adorar a Deus no meu tempo devocional”. 

Também tinha como referencial de adoradora uma amiga que sabia cantar e fazia parte do coral da igreja. Eu amava vê-la cantar para Deus, com uma voz linda. “Deus deve estar feliz com ela”, eu pensava. Nunca pensei em me aprofundar no conceito de adoração e louvor, afinal não entendia nada de musica.

No ano de 2003, passei por momentos difíceis em minha fé, e pela primeira vez questionei a existência de Deus. Muitas perguntas começaram a tomar conta do meu coração. Fiquei sem ler a Palavra de Deus mais de um ano, sem orar, sem comunicação com Deus.Posso afirmar que ia na Igreja para sentar no banco e para encontrar com os amigos, a Igreja tinha se tornado um clube para mim.Minha alma tinha ficado fria e eu estava sofrendo. Já estava desistindo de acreditar, parecia que tudo o que tinha vivido como igreja e com Deus... era uma ilusão.Estava me sentindo confusa, muitos questionamentos invadiam meu coração e minha alma.Na verdade eu não sabia mais como começar uma oração, pois não acreditava que Deus estava ouvindo minhas preces. Eu estava desistindo, estava pensando em abandonar a fé. 

Para minha surpresa, fui atraída a Deus novamente com um louvor que eu não conhecia na época. Ouvi o louvor enquanto andava pela rua e prestei atenção na melodia e na letra. Era como uma oração cantada para Deus, e era exatamente o que meu coração queria falar com Deus, mas estava frio demais para isso. Naquela tarde, meu relacionamento com Deus acendeu novamente. Chorei muito, pedi perdão a Deus pela minha incredulidade e a partir daquele momento comecei a estudar sobre adoração e louvor. E muitas surpresas foram acontecendo. Tenho aprendido muito e vivido novas experiências com Deus desde então. (Continua...)

Essa foi a canção que ouvi naquele dia:

Nenhum comentário :

Postar um comentário