sexta-feira, 6 de abril de 2012

Coisa de criança!


"Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas"
Romanos 1:20


Quando eu era criança, lá em minha cidade Natal, morava em um lugar um pouco afastado do centro da cidade. Meus avós eram caseiros de uma casa de verão. Então morávamos em uma casa muito pequena, no fundo dessa casa de verão. Morávamos em quatro pessoas: meus avós, eu e minha prima Cláudia que era três anos mais velha que eu.Como o lugar era um pouco afastado da cidade, era cercado de mata. Eu, minha prima, e meu primo, que nos visitava às vezes, adorávamos explorar os lugares em busca de aventuras e frutas silvestres. Fazíamos “casas” feitas de caixas de papelão em baixo de árvores e em cima também. Brincávamos de Tarzan com cipós de verdade e pulávamos por cima de um lago. Pegávamos rãs e pererecas para sentir se eram geladas. Lembro-me também de ir para a escola todos os dias de bicicleta sozinha. Andava uns 40 minutos eu só tinha 7 anos.


Havia alguns lugares que eu tinha medo de passar e eu sempre pedia proteção para os “santos” que conhecia da época.
À noite a lua era linda, o céu era estrelado, e eu admirada sua beleza. Sempre admirei a natureza. Lembro-me que algumas vezes sentava e ficava olhando o céu, observado as estrelas, as nuvens e pensamentos brotavam em meu coração sobre Deus. Porém sem direção espiritual. Meus avós nunca falaram sobre Deus, por serem de origem indígena os conhecimentos que eles tinham eram sobre lendas. Puxa! Como eu ouvi lendas quando era criança. Lenda da “Iemanjá”, lenda do “Boto cor-de-rosa”, lenda da “Matinta Pereira”. Mais lá no fundo do meu coração eu admirava a natureza. Quantas vezes eu acordei com os passarinhos cantando. Meus ouvidos de criança adoram ouvir os cantos dos passarinhos. Tudo isso sem a influência da mídia, pois não tínhamos acesso à TV nesta época.

Hoje busco sempre passar essas experiências para meus filhos. Em todas as oportunidades que tenho procuro direcioná-los a olhar as expressões do amor de Deus através da natureza. Uma volta no jardim do condomínio onde moramos: buscamos joaninhas, aranhas, formigas, flores e digo: “Olhe que lindo que Deus criou!”, “Olhe como Deus é criativo!”, “Olhe como Deus pintou essa flor com tantas cores!”, “Olhe que lindo céu azul!”, “Os passarinhos já acordaram e estão cantando para Deus”.
Outro dia meu filho viu uma lua cheia tão linda e disse: “Olha mamãe eu achei a Lua!”. Coisa de criança...
Gosto muito deste trecho da Bíblia infantil de histórias Bíblicas sobre Jesus do autor Sally Lloyd-Jones:

“Deus escreveu: ‘Eu te amo! ’. Ele escreveu no Céu, e na terra, e debaixo do mar. Ele escreveu esta mensagem em todo lugar! Deus criou todas as coisas em seu mundo para refleti-lo como um espelho. Para mostra-lo como Ele é, para nos ajudar a conhecê-lo, para nossos corações cantarem... E Deus se exprimiu em palavras, e as colocou em um livro chamado ‘a Bíblia".

Segue uma canção sobre a lua , meus filhos gostam muito!


Um abraços fraternos,
Francis Paduan


                       

8 comentários :

Anônimo disse...

Muito legal mesmo!! Parabéns pela atitude de mostrar aos seus filhos o amor de Deus através da natureza, dos bichinhos, das flores. Certamente, eles aprenderão muito sobre o Criador. Também gostei da canção e do vídeo!

Gde. Abrço.

Edson Oliveira
Metro Sul

Roselia Bezerra disse...

OLÁ,

"Renovar
Perdoar
Esquecer
Corações aquecer!!!"
(Orvalho do Céu)

Páscoa é:


"Coragem é a resistência ao medo,
domínio do medo,
e não a ausência do medo."
(Mark Twain )

SAIR DO PRÓPRIO TÚMULO

Jesus libertou-me... enviou-me anjos para me soltar das amarras que me prendiam...

Apóstolo Pedro: “precisamos dar razões que justifiquem a nossa Esperança” (1Ps 3,15).

FELIZ PÁSCOA PARA TODOS NÓS!!!
Abraços fraternos de paz

Anônimo disse...

Querida Francis,
Obrigado por compartilhar seu tempo de criança... Lembro-me do meu, e como era bom... tudo tinha cheiro de descoberta, cada lugar que íamos podíamos fantasiar um milhão de coisas.
A natureza é inspiradora, ela nos revela como nosso Deus é grande, poderoso e criativo... e cheio de amor, devemos ensinar nossos filhos a entender que tudo isso vem do nosso Criador. Feliz Páscoa. Taís

Sandra Macciantelli disse...

Fran

muito insdpirador. Também sou uma fã da natureza, foi a primeira criacao de Deus, antes de nós, sers humanos. Ela realemnete reflete toda grandeza, criatividade, beleza, harmonia, sabedoria etc do Nosso Criador. Obrigada pelo su coracao tao inspirador.Sandra

Eliane disse...

OI...!
Francis o meu filho João Pedro amou pediu para ver mais duas vezes este video. Obrigada por compartilhar.
Um forte abraço.
Eliane

Andréa Targino disse...

Muito bom querida!!! Como fui criada na cidade não tive a prazer desse convívio inspirador com a natureza, a mais bela criação de nosso Pai... Mas imagino quão especial deve ser viver experiências assim ainda tão cedo... na infância... Obrigada! Beijos!

claudia dourado disse...

isso me faz lembrar o livro de Augusto Cury "pais brilhantes mestres fascinantes", onde tem um trecho que fala sobre ensinar as crianças a admirarem a natureza, observar os detalhes de cor, formação e beleza...para que a criança não se torne um adulto depressivo, por achar que tudo na vida depende de dinheiro, presentes caros e status...pois dessa forma, construirá raiz em coisas simples e isso nunca o fará desanimar se um dia ele vir a fracassar em alguma área de sua vida.

claudia dourado disse...

...em outras palavras, esse tipo de atitude infuencia muito no psicológico e na personalidade da criança...

Postar um comentário