sexta-feira, 10 de maio de 2013

Missão: Ser Mãe


Imagem: internet
" Cada vez que uma criança nasce, nasce também uma mãe e uma conexão Eterna  é formanda" Autor desconhecido

O “Dia das mães” está chegando e, tirando o apelo comercial, acredito que é um dia que, pelo seu significado, mexe com todas as mães. Pessoalmente é uma semana de reflexão, pois ainda estou engatilhando no processo de ser mãe e, acreditem, depois que me tornei mãe muitas coisas mudaram: minhas escolhas de leitura, o que assisto, até mesmo meus projetos...
Quando nasceu a “mãe” dentro de mim, ganhei também uma missão, e só vou saber como me sai nesta missão, nos frutos que colherei no futuro: os sentimentos que meus filhos terão por mim, o que vão expressar quando souberem verbalizar de maneira consciente seus sentimentos, nas escolhas que eles fizerem e naquilo que ser tornarem como pessoas.
Acredito também que temos uma forte tendência em repetir com nossos filhos o que recebemos de nossa mãe, seja bom ou ruim. Isso às vezes de maneira inconsciente. Quando é ruim, só o perdão pode nos libertar de sentimentos dolorosos que a figura materna pode ter deixado em nossos corações e em nossas lembranças. Juntamente com o perdão, a luta para ser diferente e buscar outros referenciais para ser espelhar.Falo isso pela minha própria vivencia.Quando é bom, a Palavra de Deus diz que passa de geração para geração.

É mães, temos uma missão!
( Salmos 112:2)

 “M-A-E, com acento fonético til, no encontro vocálico entre A e E, torna-se um som anasalado ‘MÃE’. Aprendeu? Acho que sim, há um bom tempo… Mas, palavras escritas não são só códigos (no nosso caso, alfabéticos). Palavras possuem significados de dicionários e de ‘coração’. Toda palavra, para que haja comunicação e o mínimo de entendimento, precisa ter significados estáveis e conhecidos, não é? Todo mundo sabe o que significa (neste sentido) a palavra mãe. Mas, mais do que significados, palavras são carregadas de sentidos. Sentidos que são subjetivos. Sentidos que são construídos, individualmente, singularmente, em cada um de nós.” PAULA SARETTA , http://ouvindocriancas.com.br/2013/05/06/ma/

Concordo com a autora Paula Saretta, as palavras são carregadas de sentido, especialmente aqueles sentidos que não temos controle, porém estão dentro de nós e eles saem sem a gente perceber através das palavras, do tom de voz, dos gestos, etc.
Bom, como eu escrevi no início deste post, ainda me sinto engatinhando no assunto “ser mãe”, minha “experiência” ainda é pequena em número de anos, mas acredito que uma das coisas que me ajuda muito sobre a missão ser mãe, é encher meu coração de boas leituras, que me levam a refletir sobre meu papel de mãe. Muitas dessas leituras tomam forma dentro de mim e saem sem que eu perceba, e por isso tomo cuidado ao fazer escolhas com o que estou vendo e ouvindo (programas de TV, internet, etc.).  Uma das reflexões que tenho feito é tomar muito cuidado com minhas palavras, especialmente as que dirijo aos meus filhos. (Pv 25: 11).(Pv 18:21)

Através da mãe que nasceu dentro de mim, conheci o amor, esse amor materno que é um dom de Deus, que só ele sabe a dimensão desse sentimento. Aprendi a pouco tempo que o “amor torna o outro sagrado”. É assim que hoje procuro enxergar meus filhos, como “sagrados”. Tenho a missão de educa-los, corrigi-los, direciona-los,e ajudá-los a amarem a Deus e sua palavras, além de fazer com que eles se sintam protegidos emocionalmente e apresenta-los diariamente para Deus em oração, seja pela manhã, à tarde ou à noite antes de dormirem. Eles são “sagrados”. Assim, me distancio um pouco das emoções negativas que vem no momento de conflito, estresse ou simplesmente pela minha humanidade.

E para você, qual é sua grande missão na maternidade?

Que o Eterno, nosso Deus seja sempre nosso maior referencial de amor, para sermos mães segundo seu coração, porque Dele, recebemos o  maior amor que já existiu na terra!

E a você querida leitora, a mãe que existe dentro de você minha sincera homenagem: Feliz dia das Mães!





Um abraço de urso!
Com amor, 
Francis Paduan




2 comentários :

Meire mercado disse...

OBRIGADA QUERIDA!SEMPRE NOS ANIMANDO,BEIJOS E FELIZ DIA DAS MÃES PRA VC!

Alessandra Shoyama disse...

Que lindo, Amiga!!!
Obrigada por compartilhar seus sonhos e realizaçoes!!! Você sempre surpreendendo....
Parabéns pela Mãe incrível que você é!!!
Bjos,

Postar um comentário