quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Adoração (parte 2)

Foto: arquivo pessoal

Aprendi que existem vários significados para a palavra adorar. Os mais comuns são: cultuar, homenagear, reverenciar, submeter-se completamente à vontade de Deus.

A Bíblia é cheia de expressões e significados da palavra adoração, e sem dúvida a maior expressão de adoração a Deus, foi feita por Jesus, doando sua vida na Cruz. Dentre todas estas expressões, uma me chamou muito a atenção: reverenciar.

Em Lucas 7: 37-50, a mulher com o vaso de alabastro demonstra o significado da palavra reverenciar. Ela estava ali, expressando seus sentimentos, suas lágrimas, cheia de gratidão por Jesus ter perdoado seus pecados. Ela estava beijando seus pés, reconhecendo sua bondade, sua santidade, e oferecendo para Ele o que tinha de mais precioso: seu perfume mais caro. Ela estava adorando! 

Em 2004 comecei a reler minhas cartas escritas no ano de 1997 para Deus. Na maior parte delas, eu terminava escrevendo que queria ser como aquela mulher que lavava os pés de Jesus com suas lágrimas e enxugava com seus cabelos. Isso para mim foi uma grande surpresa, pois descobri que eu estava também adorando. Eu me lembrei de que adoração não são apenas canções entoadas a Deus, mais um estado de espirito. Em João 4: 24 está escrito: Deus é espirito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. Eu já tinha lido esta passagem de João varias vezes, mas naquele ano eu entendi melhor seu significado.

Voltando à mulher de Lucas 7: 37 eu me pergunto: “O que eu poderia oferecer a Deus de mais precioso? O que custa caro para mim?”. O que custa caro pra mim hoje é meu tempo! Quando paro para me relacionar com Deus, para orar, para cantar, para meditar em sua palavra, tudo isso são expressões de adoração. Estou me dedicando a conhecer e me relacionar com Deus. Adorar a Deus em espirito é além de canções, da razão, da religião ou doutrina. Tenho vivenciado que adoração em espirito é quando meu espirito, minha alma e coração estão totalmente entregues, rendidos, conectados com Deus.

O louvor contribui muito para que cheguemos a este estado de espirito. Mais adoração e louvor são conceitos diferentes, porém indissociáveis. Isso para mim foi ficando cada vez mais claro à medida que estudava e lia a respeito. Com isso, foi crescendo em meu coração o desejo de cantar para Deus nos meus devocionais, mesmo desafinada. Fui soltando minha voz, pois sabia que o que mais importava era meu coração e não minha afinação. Na igreja eu tinha vontade de levantar minhas mãos, mas eu não tinha o habito de fazer, nem a igreja. No máximo eu batia palmas, mas a vontade de expressar com gestos os meus sentimentos crescia em mim. Às vezes queria até me ajoelhar, tudo o que já fazia em casa na minha intimidade com Deus. 

À medida que o tempo passou eu consegui me concentrar e amadurecer, e já não me importo com as pessoas ao redor. É como se eu estivesse sozinha com Deus, expressando minha devoção a Ele. Fechar meus olhos nestes momentos ajuda muito a me concentrar e me aproximar de Deus. Cantar para mim se tornou algo prazeroso e não um momento de constrangimento, principalmente em público. Agora sei que mais do que cantar com minha voz também posso ter expressões de adoração com meu corpo. Isso para mim fui uma grande descoberta!

Compartilho essa canção de Adoração: Maravilhado. Quando escutei essa canção mexeu com meu coração e emoções.


(continua...)






Um comentário :

Anônimo disse...

Olá querida!este realmente é um assunto extenso,adoração é algo que pelo menos pra mim pode fazer parte de nosso cotidiano em cada manhã,em cada atitude de afeto,amor,perdão,misericordia,motivações puras enfim em cada ação que traga a presença de nosso Bom Deus!por isso que creio que adorar em Espírito e em verdade é um grande desafio e ao mesmo tempo um grande privilégio,sem contar que a adoração é uma grande arma contra nosso inimigo,pois ele oferceu riquezas e poder ao nosso Senhor Jesus simplismente p/ser adorado,isso me faz pensar o que talvez ele esta me oferecendo pra que eu o adore?pode ser coisas bem sutis,mas que pode nos fazer não ter uma vida entregue em adoração, é amiga realmente temos muito o que refletir sobre este assunto,por fvor leia 1Cro16:9 este versículo tem me ajudado muito!estes dias tem sido bem corrido pra mim mas quero muito estar sempre por aqui prestigiando e aprendendo neste blog maravilhoso!obridada.
Bjos Zê.

Postar um comentário